[Resenha] A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi

Título Original: The Life and Legend of Obi-Wan Kenobi
Editora: Universo dos Livros - Selo Universo Geek, 2016 - Páginas: 192

“Subestimado como Padawan, Obi-Wan Kenobi se tornaria um dos mais respeitados Mestres Jedi e, embora tenha jurado servir à República Galáctica e à Ordem Jedi, seu próprio aprendiz trouxe destruição a essas instituições milenares. Incapaz, porém, de resgatar Darth Vader da influência do Lado Sombrio, tornou-se responsável por treinar a única pessoa que poderia fazê-lo: Luke Skywalker.”

Essa é uma resenha difícil de fazer, afinal ser fã de Star Wars me torna uma pessoa suspeita (ou não?) haha. Obi-Wan Kenobi sempre foi um dos meus personagens favoritos, e quando soube que teria a oportunidade de resenhar um livro sobre ele, quase dei um treco. A Origem e a Lenda é um livro rápido e interessante, mas demorei de ler pelos motivos que citei neste post aqui.

No entanto, mesmo com meus desafios, foi uma leitura muito gostosa e que me fez muito bem. Vale destacar que para ler A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi, é necessário ter assistido até o episódio 6, O Retorno do Jedi, para ter um conhecimento prévio do que está acontecendo, reconhecer as referências feitas por Obi-Wan e, é claro, para não leva um monte de spoilers né?! haha

Agora, vamos ao livro! A história contada se passa entre os episódios V e VI. Após ficar sem seu sabre de luz, e descobrir a verdade sobre seu relacionamento com Darth Vader, Luke Skywalker volta à casa de seu mestre e amigo, Ben (Obi-Wan) Kenobi e acaba encontrando um diário que foi deixado ali apenas para que o próprio Luke lesse.

A partir daí, vamos conhecendo mais sobre o passado do Jedi (desde parte da sua infância como aprendiz de Qui-Gon Jinn) e também o seu ponto de vista sobre alguns fatos que podemos encontrar nos filmes, apresentando alguns novos detalhes aos fãs da saga.

“Luke, você irá descobrir que muitas das verdades que nós acreditamos dependem em muito do nosso próprio ponto de vista.”

Posso dizer que os melhores momentos da vida de Obi-Wan, são aqueles que foram omitidos da linha de acontecimentos do filme, e ter a oportunidade de lê-los nas palavras de Ryder Windham foi incrível! 

O autor dividiu o livro em momentos "ao vivo", em que acompanhamos o que Luke está vivendo e pensando enquanto lê o diário do seu antigo mestre, e os flashbacks da vida de Kenobi. Fiquei encantada pelas informações e detalhes contados ali. Coisas que ficamos sem saber se apenas vermos os filmes... tais como: Como foi o trajeto para levar o bebê Skywalker até o seu lar adotivo em Tatooine? O que aconteceu desde esse dia até ele reencontrar Luke junto com R2-D2 e C-3PO? O que ele realmente sentia a respeito do futuro de Anakin? Por que ele mentiu sobre Vader?

São tantas questões que deixamos passar enquanto nos preocupamos apenas com a jornada do herói novo Jedi nos filmes. Fiquei muito feliz com essa iniciativa da Universo dos Livros em trazer mais obras sobre o vasto universo expandido de Star Wars *-----* 

Acho que nunca foi tão bom ser nerd/geek hahaha! A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi é um livro rápido, fluido e rico. Vale a pena conferir! 





You Might Also Like

13 comentários

  1. Oi linda,

    Eu super fã de Star Wars, mas não gosto do Obi Wan...acho que é porque sou gamada no Darth Vader e tudo mais e como ele foi mestre e amigo dele e muitas vezes teve posicionamentos que ao meu ver foram errados, eu acabei criando uma rejeição dele. Claro, que vou ler este livro para saber mais dele e dos Jedis.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia sobre este livro e claro que já tá na lista de desejados!
    A Universo dos livros tem arrasado nos lançamentos, só este ano eu já li 3 livros deles e pelo visto vou ler mais um, kkkkkkkkkkkkkkk
    Vou ver se compro e leio em um fim de semana, já que você disse que é uma leitura rápida, eu gosto de ler livros assim, quando finalizo um maior, com muitas páginas.
    Ótima resenha, adorei!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  3. Menina eu estou louca pra ler Star Wars, mas eu nunca sei por onde começar, afinal eu nunca assisti os filmes e são muitas edições diferentes de livros, me ajudaaa kkk Amei sua resenha e já me interessei ainda mais pela leitura. Obrigada!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Gostei bastante da sua resenha.
    Estava meio receosa em relação a esse livro, mas vejo q é legal sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sempre fico empolgada quando leio resenhas como a sua e fme pego pensando porquê nunca li nada sobre Star Wars, sei que ta na hora de correr atrás! Aproveitar que não lembro quase nada das adaptações e que não olhei os filmes mais recentes!!! :D

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Adorei!
    Eu adoro esse personagem, e sempre quis saber mais detalhes da história dele. E nos livros sempre podemos conhecer mais. Gostei bastante dessa dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. MEODEOS, PRECISO DESTE LIVRO!!!
    Olá, desculpa o chilique, mas me considero uma padawan em treinamento constante em se tratando de Star Wars e tudo que sempre quis era um livro sobre o Obi-Wan. O livro já foi pro alto da lista de desejados. Muito, muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Confesso que não sou fã desse universo, mas admiro muito quem gosta. Acho ele fantástica e bem amplo, podendo ser mega trabalhado. Não sei se leria esse livro em algum momento da vida, mas deixo aqui como dica anotada. Adorei a resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Agora sai muita coisa sobre o Star Wars e sei que vende bastante mas eu não consigo curtir nada que sai sabe, não gosto da saga ou nada relacionado. Sou dessas meio que ficam de fora. hahahaha

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de Star Wars e desse vasto universo criado pela saga, prefiro histórias em outros gêneros, por isso que acredito que não curtiria muito a leitura. Mas realmente é uma boa iniciativa da editora de explorar ainda mais desse mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oh jizuis , boiei total, entend menos de stars wars do que tudo na vida Kkkkk mas que bom que você aproveitou a leitura, quando se é fã de algo, tudo de novo é bom para acrescentar

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eis aí uma franquia que faz um baita sucesso, mas que não me chama nem um pouco a atenção. Até já tentei me interessar por esse universo, porém não rolou e acabei deixando de lá. Quem sabe num futuro distante né? Hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!! Como é lindo saber que se tem tanto a conhecer e explorar em Star Wars né?! Eu desde nova sempre gostei muito da Saga e esses novos livros ajudaram ainda mais no aprofundamento da estória principal. Amei sua resenha e agora sei que devo correr e ler o quanto antes para não perder nenhum detalhe do que já se passou e pelo que ainda está por vir. Obi-Wan é um personagem pouco explorado na Saga e saber que este livro trás mais detalhes sobre ele me interessou muito. Muito Obrigada pela dica!! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir