7 Motivos para Ouvir um Audiobook

Eu não sei vocês, mas eu acho a ideia do audiobook algo genial. Mas, o que é um audiobook? Como o próprio nome diz, é um livro falado. Uma gravação do conteúdo de um livro narrado em voz alta. Geralmente, a leitura do livro é realizada por um ator/dublador/narrador profissional em estúdio especializado ou até mesmo pelo próprio autor. Depois de revisado, o conteúdo recebe uma trilha sonora, deixando o áudio mais confortável e interessante.


Hoje, está cada vez mais comum encontrar audiolivros de todos os tipos, desde livros infantis aos clássicos de Machado de Assis ou lançamentos de Rick Riordan. Os audiolivros podem ser comprados em CD ou formato mp3 para download, mas também existem serviços por assinatura e versões gratuitas. Seguem agora os meus 6 motivos para adquirir um audiolivro. 

1) Acelera o aprendizado

Ouvir é uma parte essencial do nosso aprendizado, principalmente quando estamos estudando um novo idioma. Ler enquanto ouvimos melhora a compreensão dos conteúdos e acelera o nosso aprendizado.

2) "Ler" onde focar num livro é algo impraticável 

Muitas pessoas passam um bom tempo dentro do carro, seja se deslocando ou presos no trânsito. Não dá pra simplesmente pegar um livro e ficar lendo naquele período né?! (Nada de causar acidentes!) Então, imagine só você no bendito engarrafamento e ouvindo um livro super legal! *-* Pode ser algo para diversão ou até mesmo um livro técnico. 

Acha que não é legal ouvir um livro enquanto está preso no trânsito? Isso pode tirar a sua atenção? (ehr... pode hahaha), então... porque não ouvir um livro enquanto lava a louça!!!! \o/ Eu gosto de ouvir música enquanto faço as tarefas da casa, mas pensa comigo: Você está lendo um livro super incrível, não quer largá-lo por nada nesse mundo, mas tem que ir lavar a bendita louça, ou o banheiro, etc. Aaaaffff, ninguém merece né?! Então, você vai lá, pega seu celular e coloca o seu audiobook para iniciar no capítulo que você parou. Você vai continuar imerso na história enquanto cuida das suas demais tarefas! 

3) "Ler" fazendo exercícios 

Eu não gosto de academia, ufff. Mas, exercícios são atividades muito importantes para a nossa saúde. Geralmente, eu ando ou corro ouvindo música (eu faço quase tudo nessa vida ouvindo música hahaha). Mas, se você tem um material pra estudar ou está atrasado com sua lista de leitura (tipo eu .-.), ou mesmo pelos motivos do tópico anterior, um audiolivro é uma ótima opção! 

4) Vozes 

Náaah, não estou falando de alucinações ou amigos imaginários (hello, The Whispers!). Eu não sei vocês, mas quando eu leio, eu imagino uma voz diferente pra cada personagem. Se você não pensa nisso ou não se importa, sei lá... o audiobook oferece essa oportunidade de ouvir cada personagem com uma voz diferente, o que pode enriquecer bastante a sua leitura. *-* 

5) "Ler" sem ligar a luz 

Eu tenho muita dificuldade pra dormir, então eu acabo lendo mais à noite. Só que, às vezes, meus olhos estão muito cansados ou eu estou com dor de cabeça, e aí ficar com a luz ligada é algo horrível. Muitas vezes eu recorro a algum ebook e leio no modo noite, mas ainda assim é meio ruim. Ouvir o livro que eu quero ler até eu dormir (child feelings) é algo que eu acho o máximo haha. 

6) Imaginar de olhos fechados 

Sabe aquele livro que você adoraria que virasse filme? Ouvir o audiobook de olhos fechados é praticamente uma forma de assisti-lo. Bom, pelo menos, pra mim é! haha 

7) Otimização do Tempo de Leitura 

Eu já mencionei isso antes, mas com o audiobook você pode ler muito mais rápido do que com um livro normal. Você pode ler enquanto faz muitas outras coisas e a própria velocidade de leitura do narrador pode ser maior que a sua. Então, se torna possível ler/ouvir uma quantidade muito maior de livros do que você faria normalmente.

 *** 

E você? O que acha dessa ideia? Nope! Eu não acho que o áudio substitui o livro físico, na verdade, em minha opinião, todos os livros já deviam vir com a opção do audiobook no momento da compra. Porque eu amo livros físicos, mas nem sempre dá pra ficar com eles por diversos motivos e isso faz com que eu acumule muitas leituras. Eu acho que isso não vai acontecer tão cedo, mas é sempre bom sonhar, né?! haha

O vídeo abaixo é o áudio do primeiro capítulo de A Rainha da Primavera, livro escrito pela fofa da Karen Soarele 💜. Escutem para sentir um pouco de como é a experiência de ouvir um audiobook.



beijos!

You Might Also Like

0 comentários